top of page

Maria Josélia
Zanlorenzi

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Especialização e formação de Professores para a Docência no Ensino Superior; é Neuropsicopedagogia; Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta grossa – UEPG; Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Atuou como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos e no Ensino Médio; trabalhou na Secretaria Municipal de Educação em Irati-PR, atualmente é professora do Ensino Superior, no curso de Pedagogia, em uma instituição pública.

No consultório, atende crianças, adolescentes, adultos e idosos aplicando os conceitos da Neurociência aplicados à Educação, no atendimento especializado em dificuldades e transtornos de aprendizagem, demências e reabilitação cognitiva, com vistas a integrar os sujeitos de acordo com seus avanços e características particulares nos aspectos pessoal, social e educacional.

Utiliza os constructos da Neurociência aplicada à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva para assim traçar as ações que sejam efetivas, pautando-se na aprendizagem de conceitos, habilidades e comportamentos bem como na forma como propor o ensino destes temas.

Entende, identifica e estimula o funcionamento do sistema nervoso a partir da Pedagogia e Psicologia Cognitiva enfatizando as funções executivas utilizando metodologias transdisciplinar para definir avaliação e intervenção.

Avalia, intervém e acompanha quando crianças e adolescentes não apresentam rendimento escolar satisfatório, não leem, apresentam dificuldades na matemática, na leitura e na escrita, dificuldades em identificar e diferenciar letras de números, leitura lenta, silabada e segmentada, dificuldades em dominar a escrita, precisa melhorar na produção e compreensão leitora.

Com as pessoas idosas, atua na prevenção ou tratamento de demências e problemas cognitivos. São aqueles momentos em que o idoso apresenta dificuldades de lembrar nomes ou compromissos, dificuldade na percepção de tempo, demora para reconhecer as pessoas e lugares; apresenta dificuldades para seguir instruções e completar tarefas diárias, muda de humor se motivo aparente, esquece palavras ou não consegue comunicar-se, dificuldade de raciocínio em certos momentos, apresenta comportamento inapropriado. Aspectos que impactam a vida cotidiana da pessoa idosa.

Com a reabilitação cognitiva, em relação ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) considera a diversidade de alterações de cada caso, planeja intervenções terapêuticas de acordo com a área cerebral afetada.

MARIA JOSÉLIA ZANLORENZI

 R. Euclides da Cunha, 380 - Morro Alto, Guarapuava PR 

@mariajoseliazanlorenzi

bottom of page